Avançar para o conteúdo

Projeto

Re-Crafts

O projeto Re-Crafts – Fortalecimento da Educação Profissional para promover empreendedores de Artesanato e Upcycling na cadeia do Turismo Cultural e Verde – é cofinanciado pelo programa ERASMUS + e tem como missão revitalizar o artesanato local e promover práticas sustentáveis por meio da educação profissional e do fortalecimento de empreendimentos culturais e turísticos baseados em reciclagem e valorização do património cultural. Esta iniciativa reúne uma rede de parceiros comprometidos com a inclusão, a sustentabilidade e o desenvolvimento comunitário de cinco países: Portugal, Espanha, Moçambique, Cabo Verde e Angola.

Tem a duração de 24 meses, de 01/04/2025 a 31/03/2027

O projeto envolve seis parceiros de cinco países diferentes: Rosto Solidário (Portugal), FEDESPAB (Portugal), Cáritas de Angola (Angola), Cáritas Moçambicana (Moçambique), Espaço Jovem (Cabo Verde) e ASPAYM (Espanha).

O Re-Crafts aposta na economia criativa e circular como ferramentas de transformação social e ambiental, reconhecendo o potencial do turismo cultural e verde como motor de inclusão, identidade e desenvolvimento económico local.

Objetivo Geral

Fortalecer o património cultural local através do turismo e a expressão artística de comunidades e indivíduos, por meio do artesanato com materiais reciclados e locais, com foco na formação profissional e no fortalecimento do setor através da criação ou reforço de negócios, com ênfase na empregabilidade e no empreendedorismo.

Objetivos Específicos
-Atividades

  • Fortalecimento da Articulação e Conhecimento: Facilitar a colaboração entre formadores profissionais, empreendedores e empresas do setor turístico, promovendo uma abordagem integrada.
  • Capacitação de Formadores VET: Capacitar formadores em áreas-chave, como artesanato, upcycling, património cultural e empreendedorismo, visando fortalecer as habilidades locais.
  • Desenvolvimento e Teste de Proposta de Formação Profissional: Criar e testar um programa de formação inovador, abordando upcycling e valorização do património cultural para impulsionar o desenvolvimento sustentável e local